Como comprar um terno.

14 dez

É preciso muita atenção na hora de escolher o seu terno. Se for o primeiro fique certo de que você jamais esquecerá este momento. Se for mais um para o seu closet, ainda é tempo de você aprender algumas dicas que talvez você não saiba. E, se você é um grande conhecedor de moda e estilo, talvez seja a hora de passar a bola de seu conhecimento para um filho, sobrinho ou filho de um grande amigo.

Antes de tudo, o terno precisa cair perfeitamente em suas formas. O paletó ideal deve vestir perfeitamente nos ombros. O comprimento do paletó e das mangas assim como a largura podem ser ajustados pelo alfaiate, os ombros nunca. Quanto ao tecido lembre-se sempre a tecnologia têxtil já produz tecidos próprios até mesmo para o clima confuso que vivemos no mundo de hoje. Se você vai trabalhar no mercado de capitais saiba que a cor bege não é bem-vinda.

Abaixo repito nossos dois tipos de terno executivo; 2 b e 3 b. O “b”, é de botões.

MODELAGEM ATUAL

Os paletós de ombreiras do power dress dos yuppies ficaram na década de 80 e o jaquetão ressurge como estilo dos antenados. No modelo clássico do paletó de três botões na modelagem atual as calças são mais estreitas, alongando a silhueta.

A cintura da calça deve vestir bem e com conforto. Veja se os bolsos não deixam ver o forro. Se isto acontecer a calça está apertada. Os bolsos traseiros devem ser suficientes para caber a carteira. Sem sobrar e sem faltar. Os bolsos frontais devem ter tamanho adequado para colocar as mãos sem abrir e sem mostrar o forro.

BAINHA SIMPLES E BAINHA INGLESA (OU ITALIANA).

As calças devem cair sobre os sapatos o suficiente para cobrir as meias quando se está de pé.  O comprimento com o sapato social não pode deixar as meias aparecendo quando você anda e nem arrastar no chão. As bainhas devem ter um mínimo de cinco centímetros para bainha comum e o dobro para bainhas inglesas também chamadas de italianas (viradas-especiais para trajes e ternos). Calças sociais devem ter a bainha com pontos invisíveis ou virada à italiana.

COLARINHO E LAPELA

Algumas regras de alfaiataria devem ser seguidas para que você esteja mesmo impecável dentro do seu terno. Encare o espelho. Da esquerda para a direita.

A – colarinho correto: CERTO

B – colarinho com espaço entre a gola da camisa: ERRADO

C – colarinho está muito abaixo da lapela e faz volume, enruga: ERRADO.

D – colarinho some sobre a lapela: ERRADO

E – colarinho da camisa social compete com a lapela do terno: ERRADO

COMPRIMENTO DA MANGA DO PALETÓ

A manga do paletó deve ser um centímetro mais curta que a da camisa, como na ilustração à esquerda. Esta norma vem de um tempo em que os homens usavam abotoaduras e elas eram melhor exibidas desta forma. Apesar de as abotoaduras cada vez mais serem vistas raramente, a regra ficou.

 

DEFEITOS COMUNS NA COMPRA DO TERNO.

Um paletó perfeito deve ficar cheio no espaço entre as omoplatas de modo a não tolher os movimentos. Se surgirem rugas de tecido no meio das costas o tamanho não está correto para você. O paletó ideal não enruga quando você está parado.

 

PALETÓ CURTO / PERNAS COMPRIDAS

Se você for baixinho, um paletó mais curto alonga as pernas.

 

PALETÓ LONGO / PERNAS CURTAS

Se você for altão, um paletó mais comprido diminui as pernas.

 

Fonte. Blog de Moda Masculina IG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: