Saiba a diferença entre paletó, terno e blazer e quando usar!

4 jan

Um paletó faz parte de um terno ou costume e por causa disso vem com uma calça e colete (se for o caso) num mesmo tecido, que pode ser liso numa mesma exata cor ou com padronagem como a risca de giz e alguns axadrezados delicados. Ou seja, ele acontece na base do conjuntinho.

Já um blazer é uma peça menos formal, com carreira solo que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, pois tanto a modelagem como também o comprimento podem sofrer variações. Por exemplo, no comprimento geral ele pode ser do tipo cropped, bem mais curto do que o paletó ou tendo as medidas do paletó como limite, lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais a ponto de fazer as suas pernas encurtarem em relação ao tronco. Mas de uma maneira geral, um blazer tem o espírito mais relaxed do que um paletó. No entanto, às vezes pode lembrar e muito um, só que vem sem a calça parceira.

Há ainda uma peça chamada paletó esportivo, que na verdade tem lá as mesmas dimensões de um paletó só que não vem com calça. Às vezes, eles vêm com um ou outro detalhe mais esportivo como cotoveleiras de couro, cintinho/faixa só nas costas, mas que mesmo assim, se fosse feito num mesmo tecido que um paletó, poderia muito bem ser considerado um.

Quando usar um ou outro? .

Bom, o paletó é o mais formal e é mais comumente usado com a calça que lhe é de direito. Com ou sem gravata. Pode também ser usado com uma outra calça que tenha o mesmo espírito, tipo uma calça social ou uma de um outro terno, preferencialmente de uma outra cor, mas que dê para usar com o tal paletó. Se quiser, pode até usar uma calça jeans com o top todo de paletó (com camisa e gravata) para contrastar. No entanto, nem sempre dá certo e se não quiser errar que fique na praia do social com ele.

Um blazer é algo um pouco menos formal do que um paletó e pode ser usado de forma casual dressy para trabalhar (se o dress code não demandar ternos) e socializadas mil, tanto de dia como à noite, desde que as saidinhas não exijam certa formalidade nos moldes da linha ternal.

Um paletó esportivo é o mais informal de todos e é usado casualmente, esportivamente, tanto no campo como na cidade. Ocasiões diurnas informais ou esportivas são as melhores pedidas. E podem ser usados com calças mais esportivas ou com calças com um quê de ou sociais como as de flanelas – mas sempre lisas, sem padronagens – e até com gravatas para um look mais arrumadinho, porém nunca formal.

Resumindo:

Paletó faz parte de um terno e tem o feeling de alfaiataria. Um blazer se rankeia logo abaixo dele e é peça sola sendo que corte e tecido darão o tom dress up or down da peça. Já um paletó esportivo é o que o nome sugere: uma peça esportiva de tecido rústico, porém com corte de paletó convencional, mas que deve ser usado como tal. Esportivamente ou no máximo para um business casual.

O mais importante a saber nesta questão é: paletó é formal, blazer é causal e paletó esportivo é informal/casual/esportivo. E que um paletó é parte do terno, já um blazer ou mesmo um paletó esportivo são peças solitárias, sem parzinho idêntico. Um blazer até daria para ser usado com calça no mesmo tecido e/ou cor, já um típico e rústico paletó esportivo… não é para ser usado assim não.

Fonte. Gustavo Sarti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: